sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Exercícios Musculares para complementar a corrida

 Veja dicas de exercícios e fortalecimento dos músculos indicados para os atletas.
Correr de um cachorro, fugir de alguém em brincadeiras e correr para alcançar o ônibus são algumas das possibilidades que sempre, em sua história, os humanos realizaram instintivamente.
Atualmente, e por mais algumas centenas de anos, os seres humanos precisarão da corrida para mantê-los mais saudáveis, até que se invente uma pílula que os façam condicionar fisicamente sem expelir uma gota de suor.
Enquanto isso, temos que encontrar as formas mais saudáveis de correr e se divertir também. Para que o corredor se condicione para o seu bem estar e esteja preparado para participar de provas, caso seja esse o seu intuito. Para tais intuitos, precisará de mais cargas, mais oscilações de quilometragem e de trocas de velocidades.
No mais, os exercícios de fortalecimento completam a corrida, se mostrando muito importantes, para quem deseja atingir uma saúde inabalável, ou ainda, para uma maior intensidade de corrida, pronunciada e feliz.
Em outra oportunidade tratei deste tema, porém, acreditando que o assunto ainda não esgotou e pela sua grande importância, resolvi escrever outras recomendações e de forma diferente, possibilitando o atendimento a todos os leitores que estejam se preparando para se manter saudável ou ainda, que deseje correr, praticar atividades subaquáticas, alpinismo e demais modalidades que exijam a resistência e a resistência de força em conjunto.
Fazer musculação dentro dos padrões de resistência de força nos provém de uma resistência capaz de auxiliar a superar obstáculos de subidas e descidas, remar, jogar com uma raquete, participar de um simples jogo de futebol com os amigos, que invariavelmente deixa pessoas lesionadas, sem ao menos ter algum compromisso mais sério com a modalidade. Para se correr, andar ou ainda andar e correr, sem compromisso, assim como somente para se condicionar um pouco e aproveitar a vida moderna, que nos estressa, pode seguir uma rotina sem muita preocupação com cargas de musculação e demais cargas de treinos de corrida.
A força necessária para o nosso dia a dia, sem intuitos maiores ou competitivos, pode ser desenvolvida por pequenos objetos que carregamos diariamente. As forças que realizamos em diversas atividades diárias em nosso lar e em nosso trabalho, darão conta de um suporte mínimo para nos manter bem alinhados. Para que estes trabalhos sejam revertidos positivamente, é melhor que você observe os movimentos executados para qual dos lados realizou aquela atividade e proceda da mesma forma no outro lado. Se precisar fazer um jardim, apertar algum parafuso ou realizar trabalhos que exija carregar peso faça-os utilizando os dois lados, ou seja, com a mão esquerda e com a mão direita também.
Mas quando realizar exercícios de fortalecimento? Todo o tempo que você puder, distante dos horários de corrida, alternando grupos musculares dos membros inferiores, membros superiores, costas, abdome, glúteo. Respeite sempre as porções, em separado, treinando (quadríceps) coxa posterior e (Bíceps Femoral), coxa anterior, bíceps braço, tríceps braço, tornozelo, são alguns pontos muito importantes para o cidadão ou o corredor, e que pode ser realizado de forma tão simples que você vai se surpreender.
Não vale correr com pesinhos pendurados ao corpo ou com halteres nas mãos e pés, muito menos sair arrastando pneus pelas ruas. É simples! Basta você definir 20 ou 30 minutos por dia, dentro de um tempo que não atrapalhe e pronto: já pode começar a sentir os benefícios.
A corrida, de quem se condiciona muscularmente é, sem dúvida, uma corrida mais resistente. Seus músculos sentirão menos os efeitos do estresse, dada à vantagem destes se encontrarem eficientemente preparados e por isso, mais resistentes. Esta combinação de resistência de força e resistência física geral é possível pelo trabalho de resistência de força muscular, que difere, por exemplo, você desenvolver um trabalho mais pesado de musculação. Uma combinação de corrida longa e exercícios mais pesados pode oferecer uma supercarga de força nos músculos, já acostumados a se estressar, pelo esforço consequente da corrida de longa distância.
Então, antes de se esforçar muito para correr melhor, pense em algumas sessões de Exercícios Musculares a uma carga prevista de número de séries e/ou total de peso a se levantar, que esteja próxima de 70% ou 80% da sua capacidade máxima para o momento, durante a execução de exercícios diversos de halteres.
Boa sorte e ótima composição de forças!

Matéria indicada por minha amiga  Maria Silvânia Ferreira da Silva Estudante de Ed. Física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário