segunda-feira, 25 de abril de 2011

A importância da prática de atividade física para a saúde

A importância da prática de atividade física para a saúde

Autor: Wanderson Silva

A atividade física, dentro da sua história, tem fundamental importância para a vida das pessoas de modo geral, sejam elas crianças, jovens, adultos ou idosos, pois ajuda a desenvolver o corpo, a mente e a coordenação de movimentos, isso fazendo com que as mesmas tenham um melhor quadro de saúde. Essas atividades devem ser praticadas desde crianças, pois as pessoas que praticam esse tipo de atividade têm a probabilidade de que ocorra um menor risco para o desenvolvimento de doenças e/ou incapacidades funcionais, logo terão uma melhor saúde e em conseqüência disto, uma vida mais longa e deixando de praticá-las você pode inconscientemente estar comprometendo o funcionamento do seu corpo e muito provavelmente sua saúde.

A atividade física regular tem sido reconhecida por seus efeitos saudáveis nos praticantes (ACSM, 1998; Pate, Pratt, Blair, Haskell et alii, 1995; Shephard, 1995; Blair, 1993; Berlin & Colditz, 1990) apud (PALMA, A.,2000).

A atividade física pode ser relacionada a alterações positivas para combater ou prevenir o aparecimento de diversas doenças, tais com: doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, osteoporose, hipertensão, acidente vascular cerebral, entre outras.

Dentro da atividade fisica há também a aptidão física. Segundo Francisco José Gondin Pitanga (2002) "A atividade física e a aptidão fisica são duas diferentes, porém interrelacionadas formas de medida. A primeira é uma opção comportamental, enquanto a segunda é parcialmente determinada por fatores genéticos, sendo que atividade física regular pode melhorar a aptidão física".

De acordo com isto, podemos ver que temos geneticamente a aptidão física, mas para desenvolvermos a mesma se torna necessário a pratica de atividades físicas que proporcione esse desenvolvimento.

A atividade fisica tem sido caracterizada como qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética, que resulta num gasto energético acima dos níveis de repouso. A aptidão física tem sido definida como a capacidade de realizar as atividades físicas, sendo dependente de características inatas e/ou adquiridas por um individuo (Caspersen, Powell & Christenson, 1985) apud (GLANER, M. F., 2002).

Desta forma, este comportamento inclui todas as atividades realizadas diariamente, quer seja no trabalho, no lazer e nas demais atividades como: alimentar-se, vestir-se, entre outras.

Segundo Maria Fátima Glaner (2002), a aptidão física é abordada de duas formas: aptidão fisica voltada às habilidades esportivas e a aptidão física relacionada à saúde.

Hoje, sabemos que a incidência de maiores problemas de saúde é entre jovens, adultos e idosos, são entre os que têm uma vida sedentária, vida parada, sem nenhum tipo de atividade fisica. Sabemos também que as atividades físicas proporcionam aptidões que só vem a ajudar no desenvolvimento e na prevenção de problemas. Então pra que ficar com a vida sedentária sujeita a doenças ao invés de praticar atividades físicas e ter uma boa saúde e um maior tempo de vida? Isso vai da vontade de cada um.

O sedentarismo já é visto como fator de risco primário para as doenças cardiovasculares.

Segundo Guedes et al (2002):

No campo da saúde, componentes na aptidão fisica procuram abrigar atributos biológicos que possam oferecer alguma proteção ao aparecimento e ao desenvolvimento de distúrbios orgânicos induzidos por comprometimento da condição funcional. Em contrapartida, aptidão fisica relacionada ao desempenho atlético inclui aqueles atributos necessários exclusivamente ao desempenho a pratica mais eficiente dos esportes.

Muitas vezes, vários problemas de saúde constatados nas pessoas, são de sua própria genética, ou seja, é uma característica hereditadaria ou doenças hereditadarias, que vem a ser um conjunto de doenças genéticas caracterizadas por transmitir-se de geração em geração que se pode ou não manifestar em algum momento de suas vidas, que pode ser prevenida se houver o comprometimento das pessoas em se manterem saudáveis, portanto, praticarem algum tipo de atividade física, pois segundo Bentham, citado por Lewis (1986, p.1100) apud Alexandre Palma, "A noção de saúde tem sido traduzida como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades". Por isso, as pessoas devem se cuidar de todas as formas, se prevenirem contra doenças genéticas ou doenças que venham a adquirir durante o passar do tempo.

A forma de se alimentar das pessoas, nem sempre são saudáveis, esse é um dos fatores que causam diversos problemas de saúde nas mesmas.

Tomando por base o fato da obesidade, vemos que hoje, no Brasil, há um grande índice de pessoas que adquirem esse problema. Muitos fatores contribuem para que isso aconteça, entre eles: longas horas em frente a uma televisão ou computador ao invés de fazer qualquer tipo de pratica esportiva; lavar roupa com o auxilio de uma maquina de lavar ao invés de fazê-lo manualmente, esses e vários outros fatores contribuem para que as pessoas se tornem sedentárias, não façam nenhuma atividade que lhe proporcione o movimento do corpo e ocorra a perda de calorias e o gasto energético através da atividade. O consumo alimentar dessas pessoas é de forma exagerada, um consumo além do normal, prejudicial à própria saúde, pois, se não houver uma prática esportiva ou qualquer outra atividade física, só vai provocar o acumulo de gorduras que mais tarde pode-se levar até a uma doença mais grave.

Relacionado à obesidade, o Ministério da Saúde do Brasil, citado por Cristina Pinheiro Mendonça e Luiz Antonio dos Anjos, produziu os dez passos para o peso saudável, aqui estão alguns deles: comer frutas e verduras variadas, pelo menos duas vezes por dia; nunca pular refeições; aumentar a atividade física diária, ser ativo é se movimentar, evitar ficar parado, isso pode ser feito em qualquer lugar; acumular trinta minutos de atividade física todos os dias, entre outros que podem a vir combater a obesidade se forem seguidos e obedecidos por as pessoas que sofrem desse problema. O Ministério tem com esses passos o objetivo de aumentar o nível de conhecimento da população sobre a importância da promoção a saúde, de manter o peso saudável e de se levar a uma vida ativa; modificar atividades e praticas sobre alimentação e atividade física e prevenir o excesso de peso.

Na atividade física com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL - colesterol (o "colesterol bom"). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas.

Diante disto podemos ver que a prática regular de exercícios físicos é de fundamental importância, pois se acompanha de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras e que muitos benefícios são adquiridos através da prática de atividades físicas, como: diminuição da ansiedade, melhora da auto-estima, prevenção da depressão, uma melhor qualidade do sono, mais disposição para as atividades diárias e mudança significativa no humor, são apenas alguns deles.

Cada pessoa pode perceber mudanças em seu corpo, mente e também no aspecto social e afetivo quando realiza atividades físicas, então o melhor a se fazer é se manter sempre saudável, longe de qualquer doença.

Referencias:

  • PALMA, Alexandre. Atividade física, Processo saúde-doença e condições sócio-econômicas: uma revisão de literatura. São Paulo: Revista Paulista de Educação Física, 2000.
  • GLANER, Maria Fátima. Nível de Atividade física e aptidão física relacionada AA saúde em rapazes rurais e urbanos. São Paulo: Revista Paulista de Educação Física, 2002.
  • PITANGA, F.J.G. Epidemiologia, Atividade Física e Saúde. Brasília: Revista Brasileira de Ciência do Movimento, 2002.
  • MENDONÇA, Cristina Pinheiro & ANJOS, Luiz Antonio dos. Aspectos das práticas alimentares e da atividade física como determinantes do crescimento do sobrepeso/obesidade no Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 2004.
  • GUEGES, Dartagnan Pinto; GUEDES, Joana Elisabete Ribeiro Pinto; BARBOSA, Decio Sabbatini & OLIVEIRA, Jair Aparecido de. Atividade física habitual e aptidão física relacionada a saúde de adolescentes. Brasília: Revista Brasileira de Ciência do Movimento, 2002.
  • LEONARDO, Miguel. Noções de elementares de pesquisa cientifica. 3ª ed. Serra Talhada: GDM Gráfica, 2008.
  • http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4772&ReturnCatID=1774, capturado em 09/03/09.
  • http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=94, capturado em 09/03/09.

http://www.artigonal.com/saude-artigos/a-importancia-da-pratica-de-atividade-fisica-para-a-saude-3178720.html

Perfil do Autor

Wanderson Willian Alves da Silva, Estudante de Educação Física...

16 comentários:

  1. amei achei tudo q eu queria me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Sei oque ? Não entendi seu comentário, euhein...

      Excluir
  3. gostei muito,além de ser um texto grande. Mas valeu a pena. E me ajudou em muitas coisas também.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito, além de ser um texto grande né. Mas valeu a pena, me ajudou em bastante coisas também. Praticarei bastante coisas. Dois beijão pra quem está lendo. Espero que eu encontre bastante pesquisas maneiras igual a essa. Fui ! Uma Boa Noite a todos! *-*

    ResponderExcluir
  5. addddddddoooooooorrrrreeeeeeiiiiii esse cite ele tem tudo e muito mais

    ResponderExcluir
  6. AMEEEEEEI , ME AJUDOU MUITO . PERFEITO ESSE TEXTO . ;))

    ResponderExcluir
  7. gostei o site é bom e eu achei tudo qqueria

    ResponderExcluir
  8. ao concluir este meu trabalho escolar percebi q este site esta plenamente adaptado a responder as perguntas com apitdao e assim ao concluir esta maravilhoso ..parabems ao criador deste site por sua ajuda. e o resumo focado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em poder está contribuindo...essas matérias que posto no meu blog são assuntos de grande relevância que encontro em minhas pesquisas, não são meus,mas como vêem tem as referencias, sou apenas uma esportista que gosto de me manter informada sobre os assuntos.

      Excluir
  9. Muito bom. Tem como você criar uma postagem dizendo como deve ser as aulas de educação física ? >> http://baixehddownload.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Igor, obrigada e que bom que vc gostou! muito boa sua pergunta. Mas, não sou graduada em educação física, mas poderia fazer uma pesquisa sobre o assunto eu como esportista. Seria bem interessante!Por ser um contexto bem amplo e mais voltado para profissionais da área eu só poderia contribuir como te falei anteriormente como sendo uma esportista. Mas infelizmente, estou em fase final de curso de sistemas de informação e em pesquisa do meu TCC por isso não tenho tido muito tempo de publicar novas pesquisas. Meu intuito aqui no blog é incentivar os leitores à pratica esportiva. Amar o esporte como eu amo....vlw!

      Excluir
  10. Gostei demais do blog, ajudou-me no meu projeto de pesquisa. Com a finalidade de ajudar e conscientizar as pessoas! Meus parabéns Sra. Silvania Ferreira

    Grato, Paulo R. (Uni Nilton Lins)

    ResponderExcluir