quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Queimar calorias pulando corda

Você sabia que uma brincadeira de criança, aliás muito antiga, é um ótimo exercício para queimar calorias? Além de ser muito divertido, pular corda queima cerca de 15 calorias por minuto. Ou seja, uma hora pulando corresponde a cerca de 900 calorias a menos.
O exercício de pular corda trabalha os músculos, melhora a capacidade cardiovascular e contribui para a prevenção de doenças, como a osteoporose. A prática também ajuda a desenvolver a coordenação motora, aumenta a flexibilidade e o equilíbrio do corpo. A boa notícia, além de tudo, é que pular corda ajuda a queimar as gordurinhas localizadas, afinar a silhueta e ainda tonifica a panturrilha, as pernas, bumbum e abdômen.
As melhores cordas são as confeccionadas em plástico ou vinil, nem muito curta ou comprida, e o cabo não deve ser fixo, o ideal é que ele possa girar sem você precisar girar os punhos. O tamanho ideal da corda é obtido da seguinte forma: com os pés unidos pise no centro da corda. Os cabos devem ficar na altura das axilas (ou no meio do peitoral).
Apesar de ser um exercício simples, pular corda não dispensa alguns cuidados. Por ser um esporte de alto impacto, é importante usar calçados adequados para amortecer a queda e sempre apoiar todo o pé no chão, não apenas a ponta. Algumas recomendações:
1- Quem está muito acima do peso ou com lesão nos joelhos ou outra articulação dos membros inferiores deve evitar o exercício;
2- Use um par de tênis com um bom sistema de amortecimento;
3- Os iniciantes devem começar devagar, tentando pular baixo;
4- Não se preocupe com a falta de coordenação inicial. Com um pouco de persistência chega-se lá;
5- Amorteça a volta ao solo evitando aterrissar com os calcanhares. Procure utilizar a ponta dos pés;
6- Use a imaginação e crie maneiras diferentes de pular corda: pulando com os dois pés juntos, simulando uma corrida, saltando com os pés alternados etc.

Importante: antes de começar, alongue quadríceps, a parte de trás das coxas e as panturrilhas com movimentos suaves. Aqueça o corpo por um minuto com saltos pequenos.
 
fonte: http://www.esportemulher.com.br/noticia/queimar-calorias-pulando-corda

Nenhum comentário:

Postar um comentário