quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Praticar corrida é boa atitude contra a rotina estressante

Atividade permite o contato com a natureza e a interação com a cidade 

A educadora física e personal trainer Karina Fernandes de Abreu consegue encher rapidamente os dedos das mãos listando algumas das inúmeras vantagens de se praticar corrida. "O esporte ajuda na prevenção de doenças como estresse, diabetes, hipertensão, obesidade e acidentes cardiovasculares e cerebrais. A atividade ainda aumenta a capacidade cardiorrespiratória, fortalece os músculos, emagrece e melhora o sistema imunológico".

A jornalista Ainá Vietro, 31 anos, que adotou a corrida como atividade física, não hesita em atribuir outro mérito à prática: "o que a corrida me ensinou de melhor é que não existe nada que eu não possa fazer. Basta me dedicar e querer de verdade". Ainá, que organiza sua rotina semanal e suas viagens para que possa sempre dar uma corridinha, começou há pouco mais de um ano, por acaso. 

Depois de se machucar em uma aula de bicicleta, ela recebeu o incentivo de uma profissional nas sessões de fisioterapia. "Ela me indicou uma revista de corrida com planilhas para iniciantes. Quando ela me liberou pra voltar aos exercícios, comprei a revista e fui direto para a esteira", conta. Desde então, não conseguiu mais parar: "sentia vontade de me superar cada vez mais e passei a fazer provas com quilometragens maiores". Karina entende o por que: "a corrida melhora o humor, combate a depressão com o aumento da autoestima e a redução da ansiedade. Também desenvolve resistência à fadiga, permitindo que você esteja mais disposto para as tarefas do dia a dia", explica a personal trainer.

De acordo com ela, qualquer pessoa em seu estado físico saudável pode praticar. "Basta consultar um médico e ter orientação física adequada, de preferência por um profissional de Educação Física". No começo, é preciso paciência e determinação. As distâncias devem ser aumentadas aos poucos após treino, ganho de resistência e fortalecimento muscular. "Eu costumo dizer que o mais difícil não é terminar uma prova específica, mas treinar todos os dias, fazer exercícios de musculação necessários para melhorar a qualidade da corrida e cuidar da alimentação", completa Ainá. 

Para iniciar a prática, além de consultar seu médico, é preciso realizar exames de sangue e teste ergométrico. "Com a escolha do calçado adequado e a adoção de cuidados recomendados por especialista é possível prevenir entre 60% e 70% dos traumas e lesões", explica o ortopedista especializado em joelhos, Rene Abdalla. E os primeiros benefícios já aparecem rapidamente na sua saúde mental. Praticando corrida, os níveis de endorfina no sangue aumentam, produzindo uma sensação de bem-estar.

A atividade também é uma ótima oportunidade para o contato com a natureza e a interação com a cidade. "Correr me faz ficar leve. Durante o treino, esqueço de tudo o que aconteceu no meu dia e fico focada somente em correr. O legal é que aprendi a transferir esse foco para outros momentos do dia, seja na hora de realizar tarefas no trabalho, em casa, ou para resolver problemas. Fico mais alerta e com disposição pra viver", afirma Ainá. 

fonte:http://www.minhavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário