quarta-feira, 9 de março de 2011

TIPOS DE PISADA


3.1 Pronador severo
Na pronação severa, a parte externa do calcanhar atinge o solo primeiro e rotaciona o pé excessivamente para dentro, o que significa que o pé e o tornozelo não conseguem estabilizar o corpo corretamente.
O impacto, não é eficazmente absorvido quando a provação severa ocorre.
Além disso, devido a pronação, o dedão e o segundo dedo do pé tem que fazer todo o trabalho no final do ciclo da pisada e durante a próxima decolagem.
Os melhores tênis para pronadores moderados a severos são os da categoria ESTABILIDADE (Homens | Mulheres) ou CONTROLE DE MOVIMENTO (Homens | Mulheres), dependendo da gravidade da pronação.

3.2 Pronador leve
Na pronacao leve a parte externa do calcanhar atinge o solo em primeiro lugar e o pé rotaciona para dentro absorvendo o choque de maneira mais eficaz, o que permite que o pé e o tornozelo consigam suportar o corpo corretamente. O pé prona, mas não excessivamente.

O pé empurra de maneira uniforme no final do ciclo da pisada, com pronação leve. Desta forma, os tornozelos e pés conseguem manter a linha vertical da perna.
Este é o tipo de pisada mais comum.
Os melhores sapatos para pronadores leves são tenis da categoria ESTABILIDADE (Homens | Mulheres) que têm algum suporte interno medial

                        3.3 Neutro
Na pisada neutra a parte externa do calcanhar atinge o solo em primeiro lugar e o pé rotaciona para dentro absorvendo o impacto da pisada de maneira eficaz, permitindo ao pé e ao tornozelo para suportar o corpo corretamente.
O pé prona, mas não excessivamente.
O pé empurra uniformemente no final do ciclo da pisada com pronação leve. Tornozelos e pés mantém a linha vertical da perna.
Os melhores tênis para corredores com pisada neutra são os da categoria AMORTECIMENTO (Homens | Mulheres). Corredores que possuem os pés mais rígidos.

3.4 Supinador



Durante a supinação a parte externa do calcanhar atinge o solo em primeiro lugar, mas o pé não rotaciona para dentro durante o ciclo da pisada. Em invés disso, fica do lado de fora, gerando um impacto concentrado em uma area menor na parte externa do pé
Isso diminui a absorção de impacto e faz com que os dedos menores dos pés tenham grande parte do trabalho durante a decolagem do pé.
Os melhores tênis para supinadores são os mais flexíveis da categoria AMORTECIMENTO (Homens | Mulheres) com única densidade da entressola.

FONTE:  http://www.mundocorrida.com.br/index.php/Guia_do_Tenis/




Nenhum comentário:

Postar um comentário