quarta-feira, 2 de março de 2011

Beba Saúde e Energia! ótimas receitas energéticas

PREPARAMOS QUATRO receitas de bebidas saudáveis que, além de deliciosas e refrescantes, darão um gás extra, antes e depois dos treinos.

PRÉ-TREINO

Suco de Maracujá, Couve, Limão e Mel

Ingredientes:
- 200ml de água
- 1 maracujá
- 2 xícaras de couve picada
- ½ limão
- 1 colher de sopa de mel
Preparo: Coloque no liquidificador a água, a polpa do maracujá, o suco do limão, a couve e o mel. Bata bem. Coe e sirva.

Suco Energético

Ingredientes:
- 1 colher de sopa cheia de beterraba crua ralada
- ½ cenoura
- 250ml de água de coco
- 150ml de suco de laranja sem açúcar
- ½ colher de café de guaraná em pó
- 1 colher de sobremesa cheia de semente de linhaça triturada
- ½ colher de sobremesa de mel
Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado. Se preferir, passe a cenoura e a beterraba pela cen­trífuga e depois bata tudo no liquidificador.

Por que é bom?

- O carboidrato presente no mel, na cenoura e na beterraba é o principal combustível para o corpo para a prática da ativi­dade física.
- O cálcio encontrado nos vegetais como a couve, é de extrema importância para garantir a saúde óssea e fundamental na cont­ração muscular.
- A Vitamina D, obtida por meio da linhaça, está envolvida no metabolismo do cálcio, auxiliando-o a cumprir suas funções
- a Vitamina B, existente em alimentos de origem animal, em cereais, grãos (linhaça) e vegetais verdes-escuros (couve), está envolvida na produção de energia a partir dos carboidratos, o que é fundamental para garantir o aporte energético para o treino, além de estar envolvida na confecção dos glóbulos vermelhos, primordiais para a oxigenação.

PÓS-TREINO

Iogurte Batido com Suco de Laranja e Manga

Ingredientes:
- 1 pote de iogurte desnatado natural
- suco de 2 laranjas
- 1 manga
Preparo: Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Sirva gelado.

Suco Energético

Ingredientes:
- 200ml de suco de laranja
- 1 cenoura média
- 1 colher de sobremesa de linhaça
- 1 castanha do Pará
Preparo: Passe a cenoura pela centrífuga. Depois, adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Beba imediatamente.

Por que é bom?

- A proteína do iogurte é essencial na recuperação muscular e na prevenção de lesões pós-treino, momento que o organismo está mais propenso a captá-la e metabolizá-la de maneira mais eficiente.
- Vitaminas C, E e A, provenientes das frutas, como a laranja e a manga, têm função antioxidante, favorecendo a recuperação pós-atividade.”
- No caso do suco energizante, as Vitaminas C (laranja) e B12 (leite e iogurte), o ácido fólico (gérmen de trigo) e minerais como zinco, selênio e magnésio (encontrados na castanha), além do ômega-3 (linhaça), são nutrientes fundamentais para a produção de serotonina, noradrenalina e dopamina, responsáveis pelas sensações de prazer, bem-estar e disposição.
- As fibras, presentes nas frutas e na linhaça, são primordiais para manter o equilíbrio intestinal e auxiliam no processo de digestão.
Consultoria: Suzana Bonumá – Especialista em nutrição esportiva – São Paulo/SP


fonte: www.jornalcorrida.com.br/runbrasil/?p=1423

Nenhum comentário:

Postar um comentário