quarta-feira, 2 de março de 2011

Saúde para atletas! Vai um cafezinho?

EMBORA NÃO HAJA EVIDÊNCIAS CONCLUSIVAS, muitos atletas acreditam que a cafeína melhora e aumenta o desempenho em atividades que exigem intenso gasto energético. Capaz de agir no sistema nervoso central, combatendo a fadiga e a sonolência, pelo menos momentaneamente, é muitas vezes associada à diminuição das dores musculares pós-treino e ao aumento do metabolismo, auxiliando na queima de gordura. De fato, estudos comprovam que a cafeína promove alterações no estado de alerta, mas há dúvidas. Para alguns pesquisadores, o que a cafeína realmente faz é alterar a percepção do esforço e da disponibilidade física.
Estudo realizado na Suíça, em 2006, levantou a hipótese de que a cafeína poderia baixar o rendimento na performance física, a longo prazo. De acordo com dados apresentados pelo cardiologista Philipp Kaufmann, do Hospital Universitário de Zurique, descobriu-se que a cafeína pode “não ser tão inofensiva quanto se imaginava” e, portanto, a ingestão do café não seria indicada antes da prática esportiva. Afinal, os estimulantes, de forma geral, têm propriedades que permitem maior concentração, mas aumentam a freqüência cardíaca, o que, a longo prazo, pode causar problemas no coração para pessoas com predisposição a doenças vasculares.
Outras pesquisas, porém, já mostraram que corredores que tomaram 300 mg de cafeína (o equivalente a duas xícaras de café) uma hora antes do início dos exercícios correram, em média 15 minutos a mais do que os que fizeram a mesma atividade sem ingerir cafeína. Ciclistas que consumiram 2,5 mg da substância por quilo de peso corporal tiveram rendimento 29% maior que o grupo controle.
Até 2004 a cafeína fazia parte da lista de substâncias proibidas pelo Comitê Olímpico Internacional.  Mais de 12 ml de urina (que podem facilmente ser atingidos com a ingestão de cinco xícaras de café) configuravam doping e eliminação das competições.
─ redação CORRIDA
fonte:www.jornalcorrida.com.br/runbrasil/?p=1004


Nenhum comentário:

Postar um comentário